terça-feira, 6 de março de 2012

SOCIOLOGIA (3°EM - Col. Américas)

GABARITO DAS AULAS 13 A 15 (até onde fomos)

Aula 13 - Povos e Nações

1) A todos os brasileiros. A expressão "Nas favelas", referência ao "povão", acompanhada da expressão "no Senado", referência às nossas elites, à classe dirigente do país, indica que a pergunta se destina a toda a população do país, sem distinção de classes.

2) A passagem "No Amazonas, no Araguaia, / Na Baixada fluminense, / No Mato Grosso, nas Gerais / E no Nordeste tudo em paz" refere-se a diversas regiões do Brasil e sugere a existência de um componente cultural em comum entre elas: a expressão "tudo em paz" pode ser entendida como um comentário sobre a passividade do brasileiro diante dos problemas sociais.

3) O compositor rejeita a concepção romântica de nação como um grupo de pessoas unido por causas nobres. Segundo a canção, o que nos une e nos faz sentir pertencentes à mesma nação são os nossos vícios (dentre eles a falta de ética, o oportunismo, a hipocrisia e a passividade), como se percebe pelos versos "Ninguém respeita a constituição, / Mas todos acreditam no futuro da nação".

Tarefa Mínima

As inevitáveis mudanças do contexto histórico, que resultam em mudanças ideológicas e culturais (como afirmou Camões, "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"). Os dins da política também variam de acordo com o momento histórico. Assim, a dificuldade de definir a política pelos seus fins reside na impossibilidade de formular leis gerais para explicar uma atividade cujas regras se alteram constantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário